Blog

img

Qual a diferença entre os adesivos de vinil e de papel?

05 de Agosto de 2015 0 comentários

Os adesivos podem ser usados de inúmeras formas: personalizar brindes e lembrancinhas, decorar paredes, divulgar mensagens em veículos, imprimir fotos e mensagens em canecas, capas de caderno, livros, e muitas outras coisas. E existem pelo menos dois tipos de adesivos: o adesivo de papel e o adesivo de vinil. Mas quais são as diferenças entre eles?

O adesivo de papel, que pode ser encontrado nas versões fosco (sulfite), reciclado e glossy (brilhante) é o mais comum e o mais barato. O adesivo glossy é o mais usado destes, e com ele é possível personalizar lembrancinhas, fazer rótulos, criar capas de livros e agendas, fazer tags, adesivos para fechamentos de envelopes e uma centena de outros produtos. O adesivo de papel glossy ainda tem uma vantagem sobre os demais: a impressão fica resistente a água mesmo com tinta corante. Mas por serem de papel estes adesivos podem não ter a resistência necessária para certas aplicações. Por exemplo: na utilização de rótulos de embalagens que serão lavadas ou que terão contato com umidade. A impressão não irá manchar, mas por ser de papel ele vai enrugar.

A regra geral é bem simples: adesivos de papel são mais recomendados para utilização interna e para pequenos itens que não necessitem de muita resistência mecânica, como os fotoprodutos, presentes ou lembrancinhas.

O adesivo de vinil é composto de um tipo de plástico e por isso possui maior resistência e maleabilidade. Ele está disponível em diversas cores e texturas, e pode ou não ser impresso. Os adesivos decorativos de parede, por exemplo, são adesivos vinílicos não impressos (apenas recortados no formato).

Por serem de um tipo de plástico estes adesivos são impermeáveis e por isso não podem ser impressos em uma impressora comum com tinta pigmentada ou corante. Os adesivos vinílicos à venda em casas de serigrafia e lojas de comunicação visual só podem ser impressos em impressoras de grande formato (plotters) usando tinta solvente, que é capaz de penetrar na superfície impermeável destes adesivos. Também não é possível usar tinta solvente numa impressora comum (isso danificaria as cabeças de impressão).

Portanto, se você precisa usar adesivos vinílicos por algum motivo, procure uma loja especializada em grandes formatos ou alguém que imprima lonas ou banners.

Agora que você já conhece estes tipos de adesivos, escolha o que for mais adequado para o seu projeto e mãos à obra!

 

Fonte: Tudo sobre Impressão

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar