Blog

img

Impressão

02 de Setembro de 2014 0 comentários

A maioria das pessoas se dedica em aprender apenas as ferramentas de computação gráfica e quando precisam finalizar seus trabalhos enfrentam diversos problemas ao enviar seus arquivos para serem impressos em uma gráfica.

Devido a falta de um grau maior de conhecimento, estes clientes, que podem ser entusiastas criando seus próprios projetos ou até mesmos designers mais experientes, não sabem, por exemplo, qual prova escolher, que tipo de papel a ser usado na impressão, como será o acabamento e etc. O que acarreta na falta de aproveitamento dos diversos recursos gráficos que uma gráfica pode oferecer e também na economia dos gastos com o projeto.

Existem muitos conceitos novos e que podem parecer complicados quando você decide aprender sobre produção gráfica e impressão.

O que é impressão?

A primeira coisa que você deve aprender antes de começarmos é o que significa impressão. Tratasse do processo de transferência de pigmentos (ou tintas) de uma matriz para um suporte visando obtenção de cópias. Os pigmentos podem estar disponíveis em diversas formas, como líquidos, pastas, pó, gelatinosos, etc. Quando falamos em suporte, estamos especificando a superfície ou material que receberá o pigmento, como o papel, plástico, metal, madeira, tecido, e onde mais você puder imprimir.

A transferência da tinta para o suporte pode ser realizada de várias maneiras que chamamos de processos de impressão. Um dos processos de impressão é o Offset, embora existam outros processos usados para finalidades diferentes, como a flexografia, muito usada na impressão de embalagens, a retrogravura, a impressão digital, e quem aí nunca ouviu falar na serigrafia?

 

Você pode ler o artigo completo em: Clube do Design

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar