14 de Dezembro de 2023 0 comentários
Que tal reviver as origens e contar a história da sua família? Essa atividade é uma ótima opção para crianças que já estão em fase de alfabetização e conseguem assimilar melhor a combinação de nomes, fotos e figuras.
Para isso, você precisa selecionar alguns papéis, tinta guache, pincéis, fotos, adesivos, lápis, tesoura e muita disposição! Depois, é só juntar várias cartolinas com cola branca e ir desenhando a árvore com ajuda dos pequenos. Aproveite para pedir a ajuda dos vovôs também — assim, todos conseguem criar um momento único de conexão.
A rotina tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Portanto, para diminuir aqueles momentos de “mãe, quando vamos viajar?” ou “mãe, quando voltam às aulas?”, criar um calendário de atividades é uma excelente opção. Assim, você consegue trabalhar o senso de tempo e ainda estimular a coordenação motora durante a atividade.
Você pode investir em um quadro branco para deixar em algum cantinho da casa — que depois ainda servirá de apoio nos estudos e momentos de brincadeiras — e desenhar um calendário com o período de férias. Com isso, é possível fazer desenhos com marcadores ou imprimir ímãs em papel adesivo, indicando a ação de cada dia.
O legal é que, com isso, as crianças conseguem visualizar as atividades do mês, entender melhor sobre paciência e, claro, ajudar a criar um cronograma bem bacana, sugerindo atividades que os agradam, como: passeio no parque, ida ao cinema, viagens, dia de tomar sorvete, dentre outras.
A jardinagem é uma excelente maneira de se desconectar das telas e de criar momentos de contato com a terra e a natureza. Sabendo das dificuldades para criar um ambiente saudável em grandes cidades, sobretudo no quesito de espaço, montar uma hortinha é uma alternativa viável para todos os espaços, mesmo para quem mora em apartamentos.
Para colocar isso em prática, você pode comprar pequenos vasos e mudas de temperos como orégano e manjericão, que são fáceis de cultivar e muito usados na cozinha (e tem tudo a ver com a próxima dica).
Depois, se quiser aprimorar, ainda pode montar uma horta vertical numa parede vazia. Para deixar esse momento ainda mais divertido, compre tintas e adesivos para as crianças poderem personalizar os vasos.
Deixe para pensar na bagunça depois, ok? A farinha espalhada pela cozinha valerá a pena ao ver os olhinhos das crianças brilhando depois de fazer um bolo ou uma pizza bem gostosa. E, detalhe: ficará ainda mais emocionante se fizerem com os ingredientes plantados na hortinha!
Não dá para fazer todo dia, até porque cozinhar, esperar o tempo de preparo e limpar tudo exige tempo, mas é uma ótima sugestão para o fim de semana em família. Além disso, outra sugestão para começar nas férias escolares e dar andamento ao longo do ano é montar um caderno de receitas.
A gente sabe que, com tanta tecnologia, nem sempre é fácil deixar os pequenos longe das telas. Então, uma alternativa para aflorar o espírito competitivo é, de fato, desafiar as crianças com algumas recompensas depois.
Para isso, escolha livros infantis que agradam seu filho, com ilustrações, desenhos e histórias carismáticas e envolva recompensas. Elas podem ser dadas ao longo de cada capítulo ou somente quando finalizarem a leitura.
Quanto aos prêmios, não precisa se preocupar em gastar muito, ok? Uma boa sugestão é compor um kit com itens de papelaria divertida! Dê uma espiada na seleção de produtos para presentear da Tilibra, tem várias opções de borrachas, lapiseiras, cadernos e muito mais.
Montar um diário é uma experiência única, mas nem todos conseguem cumprir essa atividade ao longo do ano. Então, para estimular o hábito da escrita, um diário de férias é uma boa alternativa, afinal, nas férias escolares, os pequenos têm coisas de sobra para contar.
O único “problema” é que a atividade fica um pouco limitada às crianças que já sabem ler e escrever. Mas calma, para aqueles que ainda não foram alfabetizados, temos outra opção no próximo tópico.
O scrapbook é um álbum incrível de memórias! Então, por que não reunir todas as memórias das férias da família num álbum bem bonito? Fica ainda mais legal guardar as lembranças de uma viagem especial com frases, desenhos, pulseiras de entrada e quaisquer outros itens que remetem àquele momento.
Para entender melhor sobre a ideia e descobrir como fazer, é só dar uma olhada no post scrapbook: guia completo para iniciantes aqui no blog Tilibra. Lá nós explicamos tudo!
Tem horas que o tédio bate, não tem jeito! Nesses momentos, nem sempre a gente tem o tempo para sugerir outra atividade ou até mesmo parar para brincar com as crianças. É nessa hora que a caixa de atividades entra em cena!
Separe uma caixa organizadora e coloque vários materiais artísticos e criativos para despertar a atenção das crianças. Vale deixar brinquedos, massa de modelar, tintas, caderno de pintura e muito mais. Para realmente chamar a atenção dos pequenos, é interessante pensar em novos materiais, assim, eles ficam curiosos para testar.
Stop, Jogo da Velha, Detetive, Quem Sou Eu e muitos outros. Num mundo rodeado de tecnologia, que tal relembrar os icônicos jogos simples que marcaram gerações? E, o melhor, você só precisa de papel e caneta para garantir a diversão! São opções bem divertidas que podem ser feitas com crianças de várias idades.
Existem diversas oficinas e clubes de recreação com atividades específicas para o período de férias. São ótimas para continuar estimulando o envolvimento social, além da cognição em atividades variadas. Geralmente, há opções pagas e gratuitas, tanto em dias úteis quanto aos finais de semana.
É só pesquisar bem quais são as oficinas em sua região e se atentar se há a necessidade de comprar algum item específico para levar nas aulas.
Via Tilibra