Blog

img

10 dicas para desenvolver a criatividade

23 de Agosto de 2018 0 comentários

A criatividade faz parte do trabalho de qualquer artista e em alguns momentos parece que ela desaparece. Por isso, trouxemos algumas dicas para desenvolver a sua criatividade e, assim, pensar nas melhores artes imagináveis (ou até inimagináveis). 

 

1- Confira os clássicos

Criatividade vem com o conhecimento. Quanto mais referências você tiver, mais repertório terá para embasar suas teorias ou ressignificar projetos de sucesso de acordo com suas necessidades.

 

2- Não fique na dúvida

Teve uma ideia, mas não tem certeza se vai dar certo? Teste! Caso dê certo, você pode acabar descobrindo caminhos diferentes para criar novos produtos e suas tentativas terão valido a pena.

 

3- Anote

Você nunca saberá quando um insight pode surgir, portanto, esteja preparado para anotar suas ideias e guardá-las para fazer um exame melhor em outras situações.

 

 

4 – Tenha foco

Quando estiver se dedicando a um trabalho, evite distrações. Conforme a sua concentração aumentar, você terá mais chances de desenvolver novas conexões e ser mais produtivo.

 

5 – Descanse

É importante dar um tempo para a mente se desligar e reorganizar as ideias, bem como fixar conteúdos aprendidos. O sono de qualidade também é importante para repor as energias e manter a saúde, fatores fundamentais para ter boa disposição.

 

6 – Não seja perfeccionista

Alguns projetos só se concretizam na prática, ou seja, é preciso ter um bom conceito, porém, esperar até todos os detalhes estarem perfeitos para lançar algo novo pode ser prejudicial. Crie uma base sólida e aperfeiçoe o projeto aos poucos, conforme ele for se concretizando.

 

 

7 – Peça ajuda

Muitas vezes, outras pessoas podem contribuir com visões inovadoras para seu projeto. É interessante pedir opiniões para colegas que possam contribuir com conhecimento e análises críticas sobre o seu trabalho. Dessa maneira, você terá uma ajuda construtiva que pode ser valiosa para seu trabalho.

 

8 - Siga exemplos

Boas referências não são apenas livros ou trabalhos para consulta. Profissionais competentes e bem-sucedidos também podem servir como exemplo de criatividade. Conheça histórias de vida inspiradoras e pense em como você poderia resolver tais situações se agisse como essa pessoa.

 

9- Busque soluções

Em muitos casos, a resposta que você está procurando pode não estar diretamente relacionada à sua área. Observe os sistemas produtivos comuns em outras carreiras, pode ser que você encontre processos que ajudem no seu desenvolvimento.

 

10- Relaxe

Boas ideias são inesperadas, por isso, permita-se divagar por alguns momentos. Ter um tempo para se perder em pensamentos pode ser uma ótima ideia de descobrir novas ideias. Tenha uma pausa produtiva e colha bons resultados.

 

Via: Universia

http://www.universia.com.br/

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar