Blog

img

Papel Couché: qual o melhor tipo de impressão?

29 de Agosto de 2019 0 comentários

Para que serve o Papel Couché?

O Papel Couché, serve para fazer adesivos, imprimir folhetos, folders, cardápios. E sua utilização está atrelada em impressões que exigem uma alta qualidade. A palavra “couché” tem origem francesa e significa “camada”, isso porque o Papel Couché possui uma camada de revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos que conferem à sua superfície um alto nível de brancura e lisura, proporcionando assim um acabamento à altura de trabalhos profissionais.

Está disponível no mercado com diferentes gramaturas, tais como: 80g, 90g, 115g, 150g, 170g, 230g, etc., sendo que quanto menor o número de gramas, mais fino é o papel.

As impressoras a laser são as mais indicadas para esse tipo de impressão, porque utilizam pó de toner que é depositado na superfície desse papel especial.

Por outro lado, as impressoras jato de tinta normalmente não conseguem apresentar resultados satisfatórios, já que o papel é acetinado e sua química na superfície impede a absorção da tinta, comprometendo assim o resultado final da impressão.

Tipos de papel Couché

Existem diferentes tipo de papel couché. Cada um tem uma funcionalidade e é destinado a diferentes tipos de serviços.

Papel Couché com brilho

Papel com revestimento couché brilho. Possui brilho acetinado em ambas as faces. Revestimento com alta lisura, proporcionando assim ótimo destaque às imagens com cores vivas. Sua diferença do Couché Matte, é que reflete mais luz, o que pode na maioria das vezes atrapalhar a leitura, dependendo do material gráfico e da gramatura. Esse papel é indicado para impressões de catálogos, folders, livros, convites, papéis de presente entre outros.

Couché L1

Papel com revestimento de brilho somente de um lado, é indicado para uso em rótulos e embalagens.

Couché L2

Papel com revestimento de brilho nos dois lados, é o indicado para impressões de livros, folhetos, flyers e etc.

Papel Couché Matte

Papel com revestimento couché fosco em ambos os lados, é mais barato que o Couché Brilho. Absorve mais luz, proporcionando assim trabalhos gráficos com cores puras, alto contraste e dando um ar de sofisticação. Também é muito utilizado quando se quer aplicar uma camada de verniz localizado, aumentando assim o contraste entre o papel fosco e o auto brilho do verniz. É indicado para impressões de folders, cartões de visita, convites, calendários entre outros.

Couché Monolúcido

Papel com revestimento couché brilhante em um lado. Mas liso no verso, assim evita impermeabilidade no contato com a água ou umidade. São utilizados em embalagens, rótulos, out-doors e etc.

Couché Textura

Papel com revestimento couché brilhante nos dois lados, com texturas gofrado, panamá ou skin. São utilizados para livros, revistas, catálogos, encartes, sobrecapas e folhetos.

Diferença entre papel Couché e Papel Fotográfico

Você já deve ter visto impressoras com diversas funções. Entre elas a possibilidade de impressão em diferentes papéis. Por isso, pensamos em falar sobre a diferença do papel couché e papel fotográfico. E como sua impressão pode ficar melho!

Papel couché é revestido em carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos que deixam a superfície mais branca e com alto nível de lisura. É ótima para imprimir em impressoras a laser, pois utiliza o pó de toner. Há diversos tipos de papel couché. Escolha o melhor para você!

O Papel fotográfico tem secagem rápida, o que diminui a possibilidade de manchas ou borrões. Garante melhor absorção, nitidez e brilho a foto.  Mas proteja os papéis corretamente, o contato com o ar pode diminuir consideravelmente a resolução da imagem.

Diferença entre Papel Glossy e Papel Couché

Você está em dúvida? Não sabe qual papel usar. A nossa ideia é mostrar a diferença ente o papel glossy e o papel couché, assim você pode optar pela melhor resolução.  O revestimento do papel couche – carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos -, permite que a superfície fique mais branca e com alto nível de lisura. Devido o revestimento, é indicado usar o papel couché nas impressoras a laser.

Já o papel glossy é uma ótima dica para quem tem impressora a laser e quer imprimir fotos. O papel mantém o brilho das fotos!

Como configurar a impressora para imprimir Papel Couché

Quer usar o papel couché? Então use uma impressora laser. Elas são mais resistentes e conseguem atingir melhor o papel. Apenas veja se o tamanho e a gramatura são compatíveis a sua impressora. Se você deseja uma impressão em um papel liso, use o couché.

 

Via: Creative Copias 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar