Blog

img

APRENDA COMO CUIDAR DA SAÚDE DOS OLHOS COM 5 DICAS

13 de Dezembro de 2018 0 comentários

Apesar de tão importante para o nosso bem-estar, a saúde dos olhos é constantemente negligenciada. Em geral, só nos preocupamos com ela de maneira mais específica quando surge algum problema, o que é um erro.

Para garantir que os seus olhos estejam sempre saudáveis, é importante adotar algumas medidas simples, porém bastante eficazes; confira quais são elas!

1. MANTENHA SEUS EXAMES OFTALMOLÓGICOS EM DIA

Quando o assunto é a saúde dos olhos, prevenção é uma das dicas mais importantes. Por isso, é fundamental que você faça seus exames oftalmológicos com a frequência recomendada pelo especialista.

É importante lembrar que algumas doenças oculares crônicas, como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética normalmente não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, portanto a melhor forma de detecção é mesmo através de exames preventivos.

2. INVISTA EM HÁBITOS SAUDÁVEIS

Que uma dieta equilibrada é a chave para uma vida mais saudável você provavelmente já sabia, mas será que você também estava ciente de que alimentar-se corretamente pode ajudar a prevenir uma série de doenças oculares?

Isso porque se você está livre das chamadas doenças sistêmicas — aquelas que afetam uma série de órgãos ou todo o corpo, como hipertensão e diabetes —, está automaticamente livre de problemas oculares relacionados a elas, como a retinopatia diabética e a hipertensiva.

E qual é a melhor maneira de evitar problemas de saúde como hipertensão e diabetes? Adotando uma alimentação saudável, ou seja, pobre em açúcares, carboidratos refinados, sódio e gordura.

A pessoa que, além de se alimentar corretamente, mantém outros hábitos saudáveis — como não fumar e evitar a exposição excessiva à radiação solar —, também evita a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.

3. PROTEJA SEUS OLHOS DO SOL

É importante que você saiba que usar óculos de sol não é apenas uma questão de gosto pessoal ou estilo. Se escolhidos adequadamente, eles podem ajudar a proteger a rotina das radiações solares e de uma série de problemas de visão, inclusive da catarata.

Na hora de comprar seus óculos, atenção! Verifique se o modelo possui um selo de qualidade garantindo que suas lentes protegem a visão adequadamente contra os raios ultravioletas.

Um erro bem comum é acreditar que os óculos só são necessários no verão. Isso não é verdade, já que durante o inverno os olhos também estão sujeitos à exposição aos raios ultravioletas. Portanto, faça dos óculos de sol seus grandes aliados!

4. CONHEÇA O HISTÓRICO OCULAR DA SUA FAMÍLIA

É importante que você procure saber se seus parentes próximos tiveram problemas oculares e quais foram eles, pois muitas doenças relacionadas à visão são hereditárias.

Obviamente que a existência de casos na família não é um fator determinante, mas é sempre bom ficar atento ao risco de desenvolver uma doença ocular mais séria.

Lembre-se de que o diagnóstico precoce é determinante para a cura de diversos problemas de saúde, portanto é sempre bom estar atento a essas questões.

5. USE O COMPUTADOR E/OU CELULAR DE MANEIRA ADEQUADA

Quando você passa muito tempo em frente à tela do computador ou atento ao celular, tende a abrir mais os olhos e a piscar menos, o que pode causar uma diminuição na lubrificação do globo ocular, essencial para a saúde dos olhos.

Para evitar problemas oftalmológicos decorrentes desta prática, procure piscar com maior frequência e faça pausas de pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos que passar olhando para a tela.

Também é importante manter o monitor a uma distância de 50 centímetros e, se for o caso, usar um colírio recomendado pelo seu oftalmologista. Além disso, procure ajustar corretamente as configurações da tela, especialmente no que diz respeito ao brilho, para que ela não fique clara demais.

Seguindo essas dicas simples fica mais fácil manter a saúde dos olhos sempre em dia!

 

Via: Retina Pro

https://retinapro.com.br/

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar